Convite: Seminários PGCST (18/04/2018): A Expedição Humboldt – Filme Documentário do Projeto

Seminarios PG-CST

Data: 18/04/2018 – quarta-feira
Local: Auditório Lambda– Prédio Lambda – INPE/SJC
Horário: 14h30min

Palestrante: Victor Leonardi – Historiador
Título:  A Expedição Humboldt – Filme Documentário do Projeto

Resumo: No ano 2000, Victor Leonardi e o biólogo Cezar Martins de Sá organizaram e coordenaram uma grande expedição científica pela Amazônia Venezuelana e Amazônia Brasileira, a Expedição Humboldt.

Dessa longa viagem participaram 49 pesquisadores – além dos historiadores, participaram professores de zoologia, botânica, biologia molecular, hidrologia, saúde pública, geoquímica, geografia, ecologia, mitologia, astronomia e arqueologia. Navegaram e pesquisaram no canal do Cassiquiare, no Paraná do Ramos e nos rios Orinoco, Negro, Amazonas, Maués Açu, Uatumã, Urubu, Nhamundá, Trombetas, Tapajós, Xingu, Jari e Oiapoque. O percurso foi feito em dois barcos, um dos quais possuía biblioteca e equipamentos para pesquisas. Foram 62 dias a bordo e 9.200 quilômetros navegados entre o Caribe (baixo Orinoco) e Belém do Pará.

O resultado foram vários artigos científicos, 10 mil fotos, 1 filme-documentário e uma exposição de pintura, do artista plástico Rômulo Andrade. O jornalista Nicolas Reynard, da revista National Geographic, acompanhou a expedição e fez relatos diários para o seu site mundial. O filme-documentário intitula-se Expedição Humboldt, dirigido por Leonardi, com imagens de Luiz Carlos Saldanha e Frederico Rêgo.
O Professor Victor fica para discutir e debater sobre o Projeto após a exibição.

Breve Bio do Convidado:
Victor Leonardi é historiador e foi professor de História da Amazônia na Universidade de Brasília durante muitos anos, a partir de 1974. Foi professor-visitante na Unicamp, na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade da Califórnia, em Berkeley.
Foi pesquisador do Museu Amazônico, em Manaus, e membro do Núcleo de Estudos Amazônicos da UnB.Participou de várias expedições científicas na Amazônia e fez pesquisas para as Nações Unidas em todas as fronteiras amazônicas do Brasil.É autor de quatro livros sobre temas amazônicos e escreveu roteiros para filmes-documentários sobre a Amazônia para diferentes canais de televisão.
É formado em História pela Universidade de Paris, onde fez pós-graduação entre 1968 e 1973.