Convite: Seminários PGCST 18/04/2017): GESTÃO DE RISCO DE DESASTRE EM INFRAESTRUTURA CRÍTICA

Seminário PGCST

Data: 18/04/2017 – terça-feira
Horário: 15h 00min
Local: Auditório do Lambda – Prédio Lambda – INPE/SJC

Palestrante: Dra. Lilian Elizabeth Diesel, CCST/INPE

Título: Gestão de Risco de Desastre em Infraestrutura Crítica

Resumo:
A gestão de risco de desastre em infraestrutura crítica é compreendida como sendo um conjunto de ações desenvolvidas por instituições e comunidades, visando a redução do impacto de ameaças naturais e humanas e de desastres tecnológicos e ambientais.
A infraestrutura crítica pode ser classificada como estrutura física ou virtual que são primordiais para a economia e o bem estar de um país, assim como são essenciais para a defesa e segurança deste. São muitas as infraestruturas críticas existentes, dentre elas destacam-se os modais de transportes, as redes de abastecimento de água, redes de energia elétrica, redes de comunicação, usinas hidrelétricas, barragens, usinas nucleares, institutos de pesquisa, serviços de saúde, entre outros.
Portanto, no seminário de Gestão de Risco de Desastre em Infraestrutura Crítica serão apresentados os conceitos relativos ao tema abordado, o panorama nacional e internacional, ferramentas para a gestão de risco de desastre em infraestrutura crítica e alguns exemplos de infraestrutura crítica brasileira que já sofreram com a ocorrência de algum tipo de desastre.