Ciclos Biogeoquímicos

O objetivo desta linha de pesquisa é estudar os ciclos biogeoquímicos isto é, os processos que promovem o movimento, a transformação e a armazenagem de espécies químicas na litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera, bem como as alterações naturais e antropogênicas desses ciclos.

Serão priorizados os ciclos relacionados com a vida e com o clima terrestre – interações entre a biosfera e o ambiente físico – como os ciclos do carbono (C), nitrogênio (N), oxigênio (O), enxofre (S) e fósforo (P), e os processos de retroalimentação na alteração do sistema climático do planeta.

Serão abordadas questões contemporâneas como os impactos das atividades humanas na dinâmica do planeta nos últimos séculos, dentre as quais se ressaltam a queima de combustíveis fósseis, as alterações no uso e cobertura do solo (agricultura, queima de biomassa, urbanização), e como estes fatores alteram os ciclos regionais e globais destes elementos.

Também são consideradas as conexões entre os principais ciclos e o ciclo hidrológico em função do acoplamento entre os mesmos.